Linux: Monitoramento de Servidores

Sistema de Monitoramento de Rede 24x7

O monitoramento de servidores, redes e dispositivos tem como principal objetivo monitorar e manter os dados atualizados da rede dos nossos clientes.

Com os dados históricos é possível avaliar o desempenho da rede, encontrando indicadores de uso identificando falhas que possam vir a ocorrer, identificando a perda de conectividade dos hosts.

O serviço também pode monitorar a disponibilidade de serviços e aplicações:

Consumo de CPU;
Espaço no disco;
Consumo de banda;
Banco de dados com seus respectivos contadores;
Serviços de uma Intranet (NFS, Samba, servidor de terminais, impressão, DHCP);
Serviços Internet (DNS, FTP, HTTP, SMTP, POP, SSH);
Etc.

Escopo do serviço

O serviço de monitoramento de servidores foi concebido levando em conta as cinco áreas funcionais de Gerência de Rede. O modelo foi criado pela International Organization for Standardization (ISO) que ficou conhecido pelo acrônimo (FCAPS). Abaixo alguns quadros indicando como podemos ajudá-los no Gerenciamento de Redes:

Gerenciamento de Falhas: Monitoramento de Rede 24x7
Detectar a falha rapidamente: Serviço de aviso imediato via e-mail e SMS
Determinar com precisão onde a falha o ocorreu: No aviso é identificado o host
Isolar o componente ou serviço que veio a falhar, de forma que a rede continue a funcionar: No aviso é identificado o serviço com problemas
Reparar ou trocar o componente com problemas para restaurar a rede ao seu estado anterior: Envio de aviso após o retorno do host/serviço

Gerenciamento de Configuração: Monitoramento de Rede 24x7
Controlar inventário: Cadastramos os hosts/serviços no sistema
Monitorar mudanças na estrutura física e lógica da grade: Atualizamos a base de dados
Iniciar e encerrar as operações dos elementos gerenciados: Mantemos o histórico dos hosts e serviços
Coletar informações sobre a topologia da rede: Disponiblizamos o diagrama da rede via web
Alterar a configuração dos elementos gerenciados: Atualizamos a base de dados

Gerenciamento de Contabilização: Monitoramento de Rede 24x7
Obter dados estatísticos que caracterizam o uso da rede: Disponibilizamos interface web para emissão de Relatórios
Identificar padrões: Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS
Determinar tendências de uso: Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS

Gerenciamento de desempenho: Monitoramento de Rede 24x7
Medir a taxa de utilização de equipamentos: Através dos Relatórios
Qual a capacidade de utilização: Através dos Relatórios e Gráficos
O tráfego é excessivo: Através dos Relatórios e Gráficos
O tempo de resposta é considerado aceitável?: Através dos Relatórios e Gráficos

Gerenciamento de segurança: Monitoramento de Rede 24x7
Armazenar, coletar e examinar os registros de logs de segurança: Mantemos o histórico dos alertas no sistema
Garantir que a política de segurança seja seguida em conformidade: Através de nossa equipe, acompanhamos as definições
Controlar acesso à rede e às informações obtidas dos nodos da rede: Serviço SNMP com senha e IP fixo
Gerar relatórios sobre a utilização de recursos por parte dos usuários e horário de acesso, checar os direitos de acesso dos usuários: Mantemos o histórico dos alertas no sistema.

Network Operation Center (NOC)

O nosso NOC localizado em Luanda Angola monitora de forma proativa, 24 horas por dia todos os sinais vitais dos hosts e serviços da infra-estrutura do cliente.

Os serviços oferecidos pelo NOC incluem a detecção proativa de incidentes em tempo real. Isso é possível graças à capacidade das ferramentas que utilizamos, configurados levando em conta as melhores práticas de mercado e nossa experiência.

Em situações de urgência, os clientes serão alertados por e-mail ou mensagens de texto via celular (SMS), o cliente também pode acompanhar o estado da rede por meio dos nossos sistemas disponibilizados via web.

Com nossa solução a medição dos indicadores de performence (KPI’s) tem relevância estratégica, pois é por meio deles que é avaliada a qualidade do serviço prestado. Com eles, o cliente tem condições de verificar se a operação obedece aos níveis de qualidade estabelecidos em contrato com seus fornecedores de Telecom e serviços de TI, ao mesmo tempo, obter todos os relatórios necessários para a gestão estratégia da infra-estrura e utilização em auditorias internas e externas, assegurando-lhes controle e governança de TI.

Beneficios

Equipe especializada, certificada, competente e comprometida;
Larga experiência em operações de missão critica;
Custo beneficio excelente;
Implantação imediata do serviço;
Acesso a solução via Internet 24x7.